2 de julho de 2014

Personal branding: aprendendo sobre marca pessoal com os atletas

Você sabe o que realmente significa “marca pessoal”? 
Marca pessoal é, resumidamente, baseada na ideia de que, assim como as marcas de serviços e produtos, nós, como pessoas, também vendemos algo: nossa imagem e reputação. E essa imagem e reputação tendem a influenciar nossos negócios e nossa vida social muito mais do que imaginamos.

Por isso, talvez uma das melhores formas de entendermos sobre a importância de cuidar da nossa marca pessoal seja através da observação do quanto isso influencia a carreira dos esportistas.


Por serem pessoas de alto poder de influência, eles possuem uma responsabilidade muito grande com relação àquilo que estão dando de “exemplo” para seu público. E, também por serem pessoas muito influentes, são geralmente contratados por grandes empresas para campanhas publicitárias. Ou seja, uma coisa leva à outra, e, enfim, além de serem esportistas, os atletas acabam se tornando também celebridades. Sua imagem é tão importante quanto suas habilidades esportivas. Em alguns casos, os ganhos com a utilização da imagem chegam a ser bem maiores que seus salários. Você já deve ter visto, inclusive, que muitos atletas desenvolvem uma identidade visual própria devido ao poder de seus nomes.


Mas cuidar de uma marca pessoal não significa criar um personagem perfeito e sem defeitos. Segundo Patricia Dalpra, consultora em Gestão de Imagem Pessoal, para trabalharmos nossa marca pessoal precisamos entender qual é a nossa essência de verdade e que “podemos até nos distanciarmos dessa verdade em alguns momentos, mas não seremos plenos e não transmitiremos verdade, credibilidade e consistência, percepções fundamentais que permeiam todo o trabalho de gerenciamento de imagem e gestão da marca pessoal.” No caso dos atletas, eles não ganham dinheiro apenas com sua atuação no esporte, mas também com sua imagem pessoal. Confira alguns exemplos:

Beckham é a única pessoa a ter conquistado quatro campeonatos nacionais do clube ao jogar por quatro equipes diferentes em quatro países diferentes. É uma lenda viva no mundo do futebol e possui uma marca pessoal muito sólida. Com isso, já atuou como embaixador da marca para marcas de moda, de automóveis e apareceu nas capas de várias revistas por sua reputação e desempenho como jogador.

A marca CR7 foi lançada aproveitando as iniciais e o número que já identificavam o jogador.

   

Jogador de futebol atualmente mais popular no Brasil, Neymar é um candidato ideal para o mundo da moda. Capa da Vogue Brasil ao lado de Gisele Bündchen e também da WSJ e da New York Times Magazine, ele vem protagonizando diversos tipos de publicidade. Em 2012, Neymar lançou sua marca e identidade visual com as iniciais do seu nome, "njr", para "reforçar a identidade do atleta com o futebol".



Segundo o site do G1, o desenvolvimento da marca segue a mesma lógica das marcas institucionais: ajuda no planejamento e na projeção dos atributos da instituição, que, no caso de Neymar, é ele mesmo. 

Assim como as atitudes de um esportista podem despertar a emoção e a admiração das pessoas, as más podem destruir a imagem de ótimos atletas, que tornam-se “vilões” ou motivo de chacota do dia para a noite. Exemplo disso é o jogador de futebol Luis Suárez, que sofreu com comentários, recriminações e piadas na internet após morder um jogador adversário durante a Copa do Mundo no Brasil. Após o ocorrido, o jogador tratou de se desculpar publicamente não apenas com o adversário, mas também com o restante dos jogadores e público do futebol.


Na vida daqueles que não são jogadores nem celebridades, a imagem pessoal não é menos importante. Ela pode facilitar promoções, aumentar nosso círculo de relacionamentos e abrir muitas portas no âmbito pessoal e profissional. Acesse o site da Nomedeiro e conheça diversas opções de produtos que ajudam a valorizar a marca pessoal nos mais diversos momentos da vida.



Imagens:
lelima.com
www.adonline.com.br
www.dailymail.co.uk
www.dailymail.co.uk
www.footballboots.co.uk
www.futebolmarketing.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário